Love snapshot #8: Lust, Caution

December 13, 2009 at 9:24 am (Love Snapshots)

Lust, Caution (2007) de Ang Lee

É raro o filme que dispensa uma cena de foro íntimo e sexual. Sexo é essencial na representação de uma relação amorosa, seja como fim, como meio ou início do jogo de conquista entre homem e mulher que se sentem atraídos um pelo outro. Tornou-se um acto banal em cinema, normalmente convencional, puritano e tímido na Hollywood recente, cru e desinibido no cinema europeu, e erótico, agressivo ou terno em cinema independente.

Mas é raro assistirmos a uma verdadeira expressão sexual como a vista em Lust, Caution de Ang Lee em que o sexo é também uma personagem. A jovem estudante Mai Tai Tai é recrutada pela resistência chinesa contra o Japão na década de 40, iniciando um processo de reeducação em que será usada como arma e instrumento de sedução de uma influente figura política em Xangai.

Mesmo consciente do papel de isco sexual que irá eventualmente subjugar a vontade do político, apenas tarde demais descobre a espiral infernal de desejo masculino que exige mais do que ela esperava dar. Mas Tai Tai  não se limita a submeter-se à vontade do seu captor. Numa jogada ousada, ela ultrapassa o seu medo e ergue-se à altura do desafio, começando uma odisseia sexual em que a presa conquista o coração do caçador.

Com a escalada de erotismo entre Tai Tai e o político (o actor Tony Leung numa interpretação sempre imaculada),  a sua duplicidade torna-se cada vez mais dilacerante. Afinal esse é o homem que a protege, afasta a sua solidão e oferece-lhe, ironicamente, os poucos momentos de felicidade e segurança na sua vida.

Conquistada a ligação emocional com o homem que jurara matar, tem que fazer a sua escolha. Infelizmente para Tai Tai, os jogos perigosos de espionagem e política são indiferentes perante o amor. A sua decisão prova ser fatal,  e são o seu próprio corpo e coração que ditam a condenação ao inferno dos amantes.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: