Círculo de Leibowitz

March 3, 2009 at 9:40 pm (Livros/BD/revistas, Strange Land)

Sempre gostei da ideia de um clube de leitura. Um grupo de discussão sobre os livros que gostamos que nos incentive a conhecer novas obras e autores. E porque acredito que a blogosfera portuguesa, independentemente de todos os avanços em anos recentes, ainda é pobre em textos fundamentados e de boa argumentação que ultrapasse a mera constatação de gostos, decidi aceitar o convite do João Seixas para participar na experiência do Círculo de Leibowitz.

E como se não bastasse haver uma crítica insuficiente a livros, a abordagem de obras de literatura fantástica é quase inexistente, e não fossem as mesmas personagens de sempre a divulgarem o género no meio literário português, dificilmente se ouviria falar de ficção científica, por exemplo, em Portugal.

É um género que tenho vindo a gostar cada vez mais com os anos e por isso é com entusiasmo que irei participar nesta iniciativa que me irá permitir ler livros com uma maior regularidade (e ao contrário do João Seixas, não sou contra o micro-blogging, pelo contrário, estou a tornar-me uma grande adepta de uma das ferramentas online mais dinâmicas de que tenho memória, o Twitter).

O manifesto e as regras do clube de leitura poderão ser encontrados neste post do João Seixas e estão convidados a participar todos os interessados em ler e escrever sobre o livro escolhido.

No dia 21 de Março começamos com críticas ao livro The Centauri Device de M. John Harrison. Basta seguirem os blogues que integram o núcleo: Efeitos Secundários de Luís Filipe Silva, Rascunhos de Cristina Alves, Blade Runner do João Seixas, Inner Spaces de Nuno Fonseca e o meu.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: