Love snapshot #4: Letter From an Unknown Woman

February 11, 2009 at 10:21 pm (Love Snapshots)

letterunknown

Joan Fontaine e Louis Jourdan em Carta de uma Mulher Desconhecida (1948)

Gosto imenso da imagem acima. Não só porque pertence a um dos meus filmes favoritos, Letter from an Unknown Woman de Max Ophüls, mas também porque é a pura representação de uma mulher genuinamente apaixonada. Lisa Berndle (Joan Fontaine) sempre amou desde rapariga o artista Stefan Brand (Louis Jourdan), mas tímida e inocente como era, ele nunca desviou o olhar para a rapariga que o venerava em silêncio.

E quando um dia os seus caminhos se cruzam de novo, ele vê pela primeira vez a mulher graciosa e bonita, e os olhos de Stefan brilham como quem descobriu uma ave rara. Quando se conhecem melhor, e embarcam numa “viagem de comboio” que é na verdade uma viagem fixa enquanto os cenários vão sendo trocados, é completamente visível nessa cena o crescente fascínio de Stefan por Lisa, uma mulher que está a viver o melhor momento de sempre porque sabe que está a ser correspondida pelo grande amor da sua vida.

O calor que emana desta cena é quase palpável. Quase consigo imaginar as borboletas no estômago de Lisa por estar perante Stefan. E por um breve momento, pensamos que talvez ele não seja tão egoísta e vaidoso como aparenta ser, e queremos acreditar que as coisas não têm que terminar de forma trágica, e que ambos talvez poderão ser felizes para sempre porque tudo o que vemos naquele instante é a paixão que nutrem um pelo outro, não importando o quão breve seja.

4 Comments

  1. Ricardo Barradas said,

    Viva Safaa,

    Long time no see.🙂

    Lembrei-me de que em tempos tinha lido algo sobre este filme no teu blog – e eis que se confirma, cá está uma pequena reflexão sobre um momento “palpável” num filme imemorial. Sim, queremos muito acreditar que as coisas vão acabar bem, mas não nos conseguimos livrar da sensação de que tudo é ilusão, tal como a tela que por trás vai simulando a viagem pelos alpes suíços.

    Não sei se viste um filme chamado “Les Enfants du Paradis”, mas na sequência daquilo que escreveste acerca deste “Letter from an Unknown Woman”, penso que se justificaria um visionamento para (re)descoberta – nele abundam momentos cheios de borboletas que certamente não hesitarias em capturar para apresentar aqui (se não tivesses entretanto encerrado o blog). Momentos semelhantes a este, em que nada mais interessa do que a paixão vivida naquele instante. Fica a sugestão,

    Bjs,

    • Safaa Dib said,

      Olá Ricardo,

      Nunca vi o “Les Enfants du Paradis” mas, aparentemente, o meu companheiro das idas à Cinemateca diz que já deu e não quis ir ver (devia estar com alguma neura naquele dia…). Fiquei curiosa e vou tentar vê-lo.

      O filme do Ophuls ainda continua a ser um dos filmes mais maravilhosos que eu já vi e se houver outro filme que replique essa experiência, I’m all for it.😉

      Bjs,

      • Francisco Sousa Vieira said,

        Cara Safaa Dib,
        Gostaria de entrar em contacto consigo. É possível ceder-me um endereço electrónico seu?
        Obrigado,
        Francisco Sousa Vieira

  2. Ricardo Barradas said,

    Se o apanhar na Cinemateca, é certo que o vou ver.

    Anyways, podia ter sugerido imensos filmes, não sei porque é que me lembrei deste em particular – talvez algo a ver com a magia transmitida pelos tais “melhores momentos de sempre” na vida de alguém – e por haver uma situação semelhante de desencontro pelo período de uma vida. Mas o filme em si, à parte disto, é dos tais que não se podem perder (acredito piamente que não haja quem dele não goste). É “todo bom”, como se costuma dizer…😛

    I believe you WILL be all for it.

    Bjs,

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: