Love Snapshot #1: A Beautiful Liar

January 11, 2009 at 2:09 pm (Love Snapshots)

Isabelle Adjani em L'Histoire d'Adéle H. (1975)

Isabelle Adjani em L'Histoire d'Adéle H. (1975)

Inspirando-me no título da colectânea Vinte Poemas de Amor e uma Canção Desesperada de Pablo Neruda, esta é a primeira de vinte imagens (e uma canção desesperada) em cinema que irei escolher e que, na minha opinião pessoal, reflectem amor e desejo. Será difícil escolher entre tantos bons filmes e poderia talvez argumentar sem grande dificuldade que todo o cinema é, no fundo, sobre amor ou a necessidade por amor.

Na primeira imagem escolhida, Isabelle Adjani é aparentemente a encarnação de virtude e inocência. Consumida de dia e noite pelo amor exacerbado que sente por um oficial do exército (Bruce Robinson), ela fará tudo para obter o homem que ama. Qual Orfeu a descender ao Hades em busca da mulher amada, Adèle inicia a sua própria descida ao Inferno que não lhe trará nenhuma felicidade.

Ao descobrir que o oficial está noivo de uma herdeira, ela confronta o pai da rapariga e mente com absoluta convicção, destruindo sem escrúpulos a reputação do Tenente, com uma falsa história de abandono e gravidez. De todas as imagens que podia escolher, essas são as que mais me fascinam, aquelas em que a beleza encantadora e o olhar triste de Adjani suportam as  mentiras vergonhosas, tal como reproduzido na imagem acima. Como não acreditar que essa é a verdadeira imagem de virtude enganada e desprezada pela inconstância de homens? Mas aquilo que vemos raramente é a realidade.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: