A Sombra do Caçador

December 22, 2008 at 11:09 am (Cinema e TV, Diário da Cinemateca)

Alguém devia escrever sobre o fascínio gerado pela figura do pregador na América profunda e sulista. O pregador que incita a multidão à prece fervorosa, que abjura a imoralidade e assume-se como paladino zeloso da moral quando ele próprio traz demónios no seu encalço.

Tal como a figura do falso pregador Harry Powell em A Sombra do Caçador ( The Night of the Hunter, 1955) de Charles Laughton. Sedutor, com uma voz de anjo, o protagonista interpretado por Robert Mitchum esconde a sua própria vilania por trás de uma fachada de santo e são apenas os olhos inocentes de uma criança que conseguem ver o rosto nu do mal e da cobiça.

Um relato negro e perturbante com laivos do gótico americano original, na tradição de escritores como Washington Irving, Ambrose Bierce, Nathaniel Hawthorne e Edgar Alan Poe, e que revela o melhor em Robert Mitchum e em Shelley Winters como uma mãe destroçada pela implacável hipocrisia moral vigente nos tempos da Depressão.

You thought, Willa, that the moment you walked in that door, I’d start to paw at you in that abominable way that men are supposed to do on their wedding night. Ain’t that right, now?

[…] Get up. Now go look at yourself yonder in that mirror. Do as I say. Look at yourself. What do you see, girl? You see the body of a woman, the temple of creation and motherhood. You see the flesh of Eve that man since Adam has profaned. That body was meant for begettin’ children. It was not meant for the lust of men!

Há amor e ódio tal como inscrito nos nós dos dedos do pregador. Mas é o ódio e ganância que incentivam o caçador a lançar cuidadosamente o cerco em torno da sua presa frágil e humana, um ódio quase triunfal, não fosse a inocência da criança-homem que perservera na confrontação contra a força demoníaca do falso homem de Deus.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: