Descobrindo Álvaro Mutis

August 5, 2007 at 11:37 pm (Livros/BD/revistas)

Well, to begin with, we have some identity problems with you… You’re traveling with a Cypriot passport… The most recent visa, dated Marseilles, expired a year and a half ago. Earlier ones were obtained in Panama City, Glasgow and Antwerp. Your stated profession is sailor. Place of birth, unknown… And we have collected reports about your past: arms smuggling in Cyprus, tampering with single flags in Marseilles, trafficking in gold and rugs in Alicante, prostitutes in Panama City – it would take hours to read the entire list.

“With all due respect, Captain, the Gaviero replied in the calmest, most civil voice he could muster, “you can’t imagine how it happened simply because you don’t know me. All those activities you mentioned from my past are true, but there are hidden aspects in all of them that can’t show up in the kind of summary catalogue you’ve just read.”

Seria preciso ler as aventuras e desventuras de Maqroll el Gaviero tal como as descreveu o seu autor, o escritor natural da Colômbia, Alvaro Mutis, para podermos vir a conhecer este marinheiro com as suas histórias de crime, paixão e errância.

À semelhança de Corto Maltese criado por Pratt ou mesmo os lobos do mar de Jack London, Maqroll é o cidadão do mundo que reflecte as experiências do seu próprio criador. Mutis, escritor e ensaíasta, filho de um diplomata, durante muitos anos percorreu o mundo de lés a lés e, através de Maqroll, contou o que tinha visto e experienciado.

Se algumas experiências poderão ser narradas com o entusiasmo de um rapaz pronto a enfrentar a vida com um olhar virgem, em outras encontramos ternura que se conjuga com a tristeza de quem foi lançado pela borda fora do seu navio. Como diz uma das amantes de Maqroll, You and your air of a sailor who’s been thrown off his ship!

São sete as crónicas que compõem as aventuras deste vagabundo, povoadas de personagens memoráveis e odisseias quixotescas à volta do mundo, de Trieste a Panamá, começando por The Snow’s Admiral, onde se recriam as perigosas incursões de Gaviero nas selvas da América do Sul. Em Ilona Comes With the Rain somos confrontados com o fascinante e perverso submundo da cidade do Panamá, e outras narrativas como Amirbar, Abdul Bashur, Dreamer of Ships ou Un Bel Morir descrevem as visões e experiências únicas de Mutis.

Mas será em The Tramp Steamer’s Last Port of Call, uma das novelas que compõe as aventuras de Maqroll, que Mutis atinge a perfeição, e a única que eu conheça que se encontra disponível em português, sob chancela das Edições Asa.

É a história de um amor entre uma jovem libanesa de nome Warda e um velho capitão do mar basco. Em cada porto, Warda espera-o e ambos rendem-se ao amor, mas poderia esta paixão prevalecer face aos contextos culturais diferentes de ambos os amantes? Mutis talvez pretendesse expressar o velho confronto entre o Ocidente e o Oriente, um tema que ainda continua bastante actual não importa quantas décadas ou convulsões políticas ou sociais atravessem as nações.

A versão inglesa foi excelentemente produzida por Edith Grossman e encontra-se disponível numa colectânea composta pelas sete novelas de Mutis, sob o título de Adventures and Misadventures of Maqroll.

A recomendação deste autor, um dos mais aclamados da literatura latina, partiu de alguém, ele próprio um viajante, um dharma bum, incapaz de assentar, para sempre percorrendo estradas sem um destino final definido. Dizem que se encontra de momento a descansar em terras espanholas, algures na capital talvez, hospedado por escritores como ele. Irá retomar as suas viagens e talvez, em breve, este viajante de pele queimada e ar de quem não tem nem uma única preocupação na vida seja avistado não muito longe de terras lusas.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: