Strange land

February 9, 2007 at 7:19 pm (Strange Land)

Já viram a foto vencedora da última edição do Worldpress Photo?

Foi tirada por Spencer Platt, fotógrafo americano da agência Getty, e a legenda indica Young Lebanese drive through devastated neighborhood of South Beirut, 15 August.

Uma fotografia bizarra, não é? Foi tirada no primeiro dia de cessar-fogo no mais recente conflito israelo-libanês e é perfeita para compreender um país como o Líbano, tão dividido e fracturado pelas mais diversas identidades religiosas e comunitárias.

O fotógrafo captou na perfeição os intensos contrastes e contradições de um país a viver à beira de um constante caos. Num país habituado a anos e anos de violência súbita e agressões, chega um momento em que todo esse tumulto se torna parte da vida quotidiana.

Para a maioria das pessoas, torna-se incrível a ideia de que, no meio de destruição e caos, qualquer aparência de normalidade ainda seja possível. Mas o que impede esse grupo de jovens de assumirem o glamour e cosmopolitismo que são uma das imagens de marca de Beirute? Terão mesmo que sacrificar os seus estilos de vida perante a instabilidade que é a única constante numa cidade como Beirute, pequeno palco para os interesses e jogos de grandes poderes?

Esta fotografia é realmente notável na forma como capta a essência do Líbano. Em segundo plano, as mesmas ruínas, presentes e passadas, que assombram todas as memórias de Beirute. Mas em primeiro plano, beleza, extravagância, juventude e a recusa em baixar a cabeça perante a violência. E nunca, nunca abdicar dos padrões de vida a que todos temos direito, mesmo quando o medo reina nas mentes.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: