His Majesty’s Dragon de Naomi Novik

October 21, 2006 at 10:00 am (Livros/BD/revistas)

A série Temeraire de Naomi Novak escalou para a fama após o anúncio recente da compra dos direitos de autor por nada menos do que o novo guru de filmes de fantasia, Peter Jackson. E a curiosidade de muitos levou inevitavelmente a que os livros se tornassem o centro de atenções.

Naomi Novik, natural de Nova Iorque, ainda se encontra a escrever a série e prepara-se para lançar o 4º volume, a continuação de His Majesty’s Dragon, Throne of Jade e Black Powder War.

Uma combinação explosiva de ficção histórica com fantasia, Novik explora o cenário das Guerras Napoleónicas e cria no seu meio uma força de dragões pilotada por aviadores britânicos, determinados a lutar contra Napoleão e impedir o avanço do seu exército.

Desde a primeira página, o leitor é lançado para o meio da acção. Will Laurence, um capitão de navio de guerra, ao serviço da Armada britânica, acaba de capturar e abordar uma fragata francesa. No porão, encontra um ovo de dragão prestes a eclodir o que implica um oceano de problemas para si e a sua tripulação. Dragões nesta histórias são criaturas preciosas que precisam de criar uma ligação com o seu aviador desde o momento que saem do ovo, mas no meio do mar, longe da terra, não têm forma de lidar com o nascimento iminente do dragão da forma mais adequada possível.

Laurence acaba por se ver envolvido em circunstâncias que não consegue controlar e quando o dragão nasce e o escolhe a ele, não tem outra escolha senão sacrificar a sua carreira e ambições e adoptar a vida solitária de um aviador. Mas gradualmente começa a aperceber-se da inteligência e graciosidade do dragão negro que baptizou de Temeraire.

Apanhados em circunstâncias difíceis na guerra com Napoleão, são forçados a viajar para a Escócia onde se irão integrar na Academia de aviadores e aprender a combater contra os dragões do inimigo francês. Certamente uma das qualidades de Naomi Novik é levar o leitor a descobrir num passo de cada vez como os dragões comportam-se e interagem entre eles e, especialmente, com os homens.

Em cada capítulo, descobrimos com Laurence as capacidades de Temeraire, a sua força e destreza que o coloca como superior entre os da sua espécie. E juntamente com Laurence, rendemo-nos à crescente admiração pelo dragão que retribui afecto de forma incondicional. Cedo ambos irão ser testados e receber o baptismo de fogo, mas não sem que antes cedam ao ambiente de camaradagem e união que se estabelece entre os aviadores em tempo de guerra.

A narrativa nunca perde fôlego e mantém sempre o mesmo ritmo trepidante até à última página. Não faltam os ingredientes habituais: traição, batalhas e estratégia militar, amor mas arrisco-me a dizer que os dragões de Novik são o melhor que o livro tem para oferecer, especialmente Temeraire, um dragão que aprecia que lhe leiam Laplace e Bacon antes de dormir.

Novik mantém suspense suficiente sobre Temeraire ao longo da narrativa, escondendo todo o seu potencial, de modo a manter o leitor preso até à última página onde Temeraire ir-se-á revelar como o maior trunfo na possessão das forças britânicas, tornando-o o bem mais precioso de Inglaterra.

Uma escrita ligeira, mas consistente e credível, tornou esta série de história alternativa um vencedor comercialmente bem sucedido dentro do género. Agora, sob a égide de Peter Jackson, Temeraire e Laurence irão voar mais alto do que nunca, não devendo permanecer durante muito mais tempo inéditos em Portugal.

1 Comment

  1. Novos lançamentos de verão « Épica, Associação Portuguesa do Fantástico nas Artes said,

    […] Para uma resenha mais completa, podem ler o texto da minha autoria aqui. […]

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: