A história de um assassino

October 17, 2006 at 10:33 am (Cinema e TV, Livros/BD/revistas)

O Perfume, História de um Assassino de Patrick Süskind é seguramente um dos romances que mais fez sensação na década de 90. O autor não se revelou muito prolífico após essa obra, mas não precisava. Já tinha transformado a cena literária e a virado de avesso com esta história extraordinária de um assassino obcecado pela busca do odor perfeito.

Na França do séc. XVIII, nasce uma criança no cenário mais miserável possível, no meio de pobreza extrema, e estaria destinado a tornar-se um homem que se inseriu entre os personagens mais geniais e mais abomináveis desta época que, porém, não escasseou em personagens geniais e abomináveis.

A história de Patrick Süskind incendiou a imaginação de muitos realizadores que a professaram como impossível de recriar em cinema. E de facto, a proeza de Süskind consiste em evocar com um extraordinário rigor os cheiros e torná-los as personagens principais na vida de Jean-Baptiste Grenouille. Uma viagem profundamente emocional, induzida pelo sentido do olfacto, mas mais do que isso, um devastador julgamento moral do horror que se esconde no coração da civilização.

Através de uma criatura amoral como Grenouille, sentimos a sua condição marginal, o seu ódio visceral pela Humanidade que tanto deseja subjugar e conquistar, a sua obsessão por um ideal que, embora o alcance, está impossibilitado de lhe trazer qualquer satisfação.

Este história de bizarro e horror foi finalmente adaptada para cinema por Tom Tykwer (Run Lola Run) e as primeiras impressões, a julgar pelo trailer, são excelentes. O primeiro teaser trailer que fora lançado há vários meses já deixava adivinhar uma forte atmosfera de terror, não revelando muito mais.

No trailer destaca-se o rigor histórico da adaptação, essencial para um livro tão bem pesquisado e, eu diria, quase erudito, como O Perfume, com uma aparente fidelidadade à narrativa do livro, o que não é nenhum feito menor tendo em conta as inúmeras cenas perturbantes. Temos também a perseguição dos cheiros por Grenouille, reproduzidos através de close-ups ao nariz ou ao rosto quase extasiado da personagem.

O que mais me impressionou terá sido a cena final em que Grenouille ludibria a multidão, houve uma certa estética e teatralidade na cena que me agradou. E temos também o óbvio talento do britânico Ben Whishaw, totamente imerso na personagem. O elenco secundário parece também não ser de menosprezar, com os veteranos Alan Rickman e Dustin Hoffman.

O filme mais caro da história alemã, O Perfume, a História de um Assassino estreou a 14 de Setembro com crítica favoráveis, mas ainda permanece sem estreia prevista para Portugal. Definitivamente a ter em atenção.

6 Comments

  1. acrisalves said,

    🙂 ainda tenho de ler o livro… mas tou cheia de vontade de ir ver o filme🙂

  2. Menphis_child said,

    O filme estreia nas salas portuguesas a 9 de Novembro. Estou ansioso por ver este filme, este livro marcou a minha adolescência e descobri o poder e o prazer da leitura através dele.

  3. Safaa Dib said,

    Eu acho incrível que com a quantidade de blogues e sites portugueses dedicados a cinema não haja um site que indique de forma rigorosa e completa o calendário de estreias em Portugal. Filmes como Casino Royale ou Eragon já estão marcados desde há meses, mas filmes mais alternativos é o cabo dos trabalhos para descobrir.

    Nem o do cinema PT Gate, nem o do 7ª Arte, que são os que costumo consultar, indicam a estreia do Perfume a 9 de Novembro. Enfim.

    Obrigado pela informação!

  4. Menphis_child said,

    Onde vejo é no link de cinema da ” Sapo “. Nesse tem as datas correctas dos filmes . É onde pesquiso, nos outros sites é mais para ler as críticas.

  5. LEITOR said,

    O LIVRO É UMA PORCARIA!
    QUEM ACREDITA QUE ESSA OBRA SEJA DE BOA QUALIDADE, ME ESCREVA UM E-MAIL QUE TEREI O MAIOR PRAZER DE RECOMENDAR BONS LIVROS!

    LEITOR

  6. Mad_Max2024 said,

    Podias ao menos ter deixado o email…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: