The Fountain

August 17, 2006 at 10:40 am (Cinema e TV, Livros/BD/revistas)

fountain

Um olhar à imagem acima revela emoções a que não se é facilmente imune, nem se deseja ser. É inspiradora no modo como o homem se assume como protector, envolvendo nos seus braços a mulher que só podemos supor ser a amada. A sensualidade que se desprende do corpo masculino e o desenho enigmático nas suas costas, tudo nos indica que existe uma história por detrás desta ilustração que vale a pena ser lida e ouvida.

E de facto, The Fountain parte de um argumento de Darren Aronofsky, realizador dos perturbantes Pi e Requiem for a Dream. Incialmente concebido como um filme, Aronofsky desistira do projecto por não reunir condições suficientes, e então entregou nas mãos do artista Kent Williams a adaptação da história para uma novela gráfica, The Fountain. A boa notícia é que o filme sempre obteve luz verde para arrancar e irá estrear no final deste ano com a participação de Hugh Jackman e Rachel Weisz.

What if a man could live forever? É esse o ponto de partida do argumento de The Fountain que promete ser uma das mais intensas experiências cinematográficas deste ano (provavelmente só estreia em Portugal em Janeiro/Fevereiro de 2007).

Uma história de amor que transcende o tempo e a morte, mas poderão estas palavras redutoras e um tanto ou quanto banais representar a odisseia espiritual deste filme? É preferível deixar as palavras de lado para algo que só poderá ser muito melhor apreciado quando visto. Ambos os trailers já disponíveis têm criado expectativas elevadas. Por mim, sei apenas que a espera será dolorosa. Promete ser o filme fantástico do ano, transcendendo todos esses rótulos e afirmar-se como uma visão singular e deslumbrante que irá permanecer na memória por muitos anos.

Darren Aronofsky já tem vindo a ser reconhecido como um artista, e The Fountain parece estar a caminhar bem para consolidar ainda mais a sua reputação como um dos mais refrescantes e originais cineastas da actualidade.

Site oficial de The Fountain

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: