The greatest living or the most popular?

June 11, 2006 at 11:38 am (Strange Land)

De acordo com esta notícia , a autora J. K. Rowling que já dispensa apresentações mas, de qualquer forma, vou constatar o óbvio, e autora do fenómeno Harry Potter, foi nomeada como, e transcrevo em inglês para captarem na perfeição a pompa do título, the greatest living british writer.

Rowling ultrapassou em grande número o escritor Terry Pratchett, o criador do universo Discworld, assim como nomes mais proeminentes da literatura inglesa contemporânea como Kazuo Ishiguro, Ian McEwan e Salman Rushdie. No campo da fantasia, outros nomes foram ultrapassados como Phillip Pullman, Iain Banks e Alasdair Gray.

A votação foi recebida não sem algum desagrado entre as hostes mais conservadoras, curiosamente tanto da parte do establishment literário britânico como da parte da ficção especulativa anglo-saxónica. Ambos os lados unânimes em considerar com algum desconforto a nomeação de Rowling. Se tivesse que arriscar um palpite, diria que tal se deve à perspectiva fechada do establishment literário britânico que não consegue conceber a ideia de uma fantasia juvenil ser tão popular a ponto de destronar o que se diria ser a Literatura com “L” maiúsculo. Quanto à ficção especulativa, talvez porque tem consciência de que Rowling é o pior exemplo de fantasia que poderia ter sido tornado popular e nunca poderia ser um bom veículo de divulgação de uma literatura especulativa mais adulta e sofisticada.

Não é sem surpresa que o nome desta autora surge no topo. O que não pode ser considerado sem alguma indignação é o facto de o próprio título dar azo a más interpretações e conduzir erradamente à ideia de que a ficção de Rowling é the greatest fiction por consequência de ser the greatest living british writer, para não dizer outras coisas. Mais correcto seria dizer que Rowling é a autora mais popular, e aí encerrava-se a controvérsia toda e aceitava-se um facto que não pode ser rebatido, que Potter é rei e senhor em vendas e já tão icónico como Frodo e o anel de Sauron.

São nomeações como estas promovidas pela Book Magazine que expõem cada vez mais a futilidade de se realizarem polls que automaticamente se constituem como fraudes, na medida em que espelham as melhores operações de marketing. E aqui vou eu constatar o óbvio de novo: ser um grande autor nunca foi sinónimo de ser o autor mais popular. Mal seria se assim fosse. Quantos autores morreram na obscuridade e miséria para posteriormente serem resgatados da ingratidão e incompreensão dos seus conterrâneos?

O conselho que todos dão é o de ignorar estas votações pois são o produto de um público que se deixa reger pelas regras do mainstream. É uma desculpa confortável mas será tão linear assim? Mais uma vez está à vista o grande fosso entre o que é comercial (que nem sempre é sinónimo de má qualidade) e o que não é. Parece que tudo acaba por girar em torno desta problemática que assenta na divisão entre o produto intelectual (seja lá o que isto for) e o popular.

A nota positiva que não se pode deixar de realçar é o facto de os primeiros dois autores da lista pertencerem ao género fantástico. Mas no mundo anglo-saxónico foi sempre com muito mais respeito e conhecimento que se encarou o género. Ao contrário do mercado português que ainda não tem uma verdadeira visão do potencial e alcance da ficção especulativa.

Num aparte, vim a saber de óptimas notícias no campo da publicação de fantástico em Portugal por parte de uma editora que ainda prefiro não nomear (não, não é a Saída de Emergência). As coisas aparentemente já avançaram e tomaram forma, mas fico à espera que os responsáveis oficializem primeiro as coisas de modo a poder divulgar as novidades no site da Épica. Aparentemente, avizinha-se uma óptima altura para o público português que quer ler mais do bom e melhor fantástico.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: