Edições de coleccionador

May 4, 2006 at 5:14 pm (Livros/BD/revistas)

Descobri hoje que tenho uma edição relativamente preciosa de um dos livros da série A Song of Ice and Fire de George R. R. Martin. Pelo que vi indicado num blog de coleccionador, a minha 1ª edição inglesa hardcover da Voyager de A Clash of Kings vale cerca de 300 a 500 dólares.

A Clash of Kings:
-UK First Edition hardcover, Voyager — 300-500 dollars

Martin

Mais espantoso se torna o facto de que a comprei por uns meros 5 euros na FNAC do Chiado há 3 anos. A fama do autor já tinha chegado ao meu conhecimento e nem pensei duas vezes em comprar uma hardcover tão barata. Estava num monte de livros no chão e eram sobras de colecção que a loja achou por bem livrar-se através de “preços vermelhos”.

Encomendei a edição normal de A Game of Thrones de modo a poder iniciar-me na história. Depois foi só esperar e ler. Hoje Martin está para mim no panteão dos deuses da escrita, seja em que género for.

Foi recentemente lançado o Feast For Crows, o 4º e muito aguardado volume da série, em que Martin se viu forçado a retirar alguns pontos de vista de personagens fulcrais à história de modo a não ter que publicar um livro desumanamente longo. Foi uma decisão arriscada a de remeter certas personagens para o próximo livro A Dance with Dragons, tão só porque torna o 4º livro inevitavemente incompleto e, diria até, mutilado. Falta-lhe clímax, e essa falta de clímax foi compensada com recurso à estratégia de cliffhangers por parte do autor, que eu apontaria como tendo sido usada em excesso.

Mesmo assim, Martin não abdica de uma qualidade narrativa e estilística intocável, mas torna-se óbvio que A Feast nunca será tão satisfatório quanto os livros que o precedem. É natural, sendo um livro incompleto e que ainda tem o incoveniente de acrescentar novas personagens e respectivos pontos de vista. A Storm of Swords, o terceiro, e talvez o melhor livro que já me foi dado a ler em high-fantasy, capaz de gerar uma autêntica tempestade de emoções fortes no leitor, eleva a fasquia de tal modo no género que pode-se dizer que existe um antes e um depois de ASoS. A crueldade de alguns dos acontecimentos deste livro tem um impacto devastador no leitor e então não restam dúvidas de que Martin é um deus da sua criação reminiscente dos velhos deuses impiedosos de uma Antiguidade esquecida.

Há que atentar também no facto de que a própria história de A Feast for Crows pressupõe uma acalmia depois da violência da tempestade. Os ventos de guerra fustigaram sem misericórdia os povos e nobres das grandes casas, transportando nas suas asas os corvos da tormenta, e tudo o que resta é tentar sobreviver numa terra que perdeu rumo e liderança. É violento, mas a um patamar mais individual do que propriamente em larga escala. E é um livro que fervilha de uma demência que quebra lentamente indivíduos fragilizados pela guerra, morte e lutas por poder.

Eu gostei do livro, tão só pelos diálogos, embora admita que tem algumas fraquezas como o excesso de novas personagens que não são assim tão relevantes quanto isso, e alguns capítulos em que se vê um claro arrasto, podendo serem contados em muito menos páginas. Mas é só com a leitura de A Dance with Dragons que poderei avaliar melhor. Aliás, é nesse mesmo que voltamos a ter sinais de Tyrion Lannister e Daenerys Targaryen, já unanimamente eleitos como as personagens mais fascinantes da saga.

Tenho a ideia de escrever textos mais detalhados sobre cada um dos livros, mas sem querer entrar em spoilers.

O site oficial do autor indica que estará presente em Espanha, em 2008, por ocasião da Semana Negra, nas Astúrias. Se tudo correr bem até lá, conto marcar presença. E quem sabe, levar comigo uma certa hardcover para ser autografada…

2 Comments

  1. Roger said,

    Ai, ai, nunca pensei ver-te entrar no mercado de especulação de livros!😉

  2. Safaa Dib said,

    *Luthien assobia*

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: