Um pouco disto e aquilo

April 27, 2006 at 10:26 am (Cinema e TV, Livros/BD/revistas)

Esta noite vou ver o The Proposition de John Hillcoat no âmbito do Indie Lisboa. Será sessão única, por isso, os bilhetes devem esgotar antes do início da noite, o que me obriga a ir comprar o meu bilhete antes. Não faço ideia do que esperar deste filme, mas as críticas têm sido muito boas e contracenam alguns actores que admiro muito, como John Hurt e Emily Watson. Tenho a sensação de que vai ser uma boa experiência.

Entretanto, fui ver na segunda o famoso Mirrormask de Dave McKean e saí do auditório (cheio, diga-se de passagem) desiludida. O Gaiman é superior a uma história tão fraquinha e que não produz grande empatia com o público. Mas escrevi um texto mais detalhado no site da Épica e e podem ler aqui em

Resenha de Mirrormask

A organização do Fórum Fantástico já arrancou a todo o vapor e é uma benção o facto de não termos que começar da estaca 0 como em 2004. A espera é talvez o pior, mas também o facto de o tempo passar à velocidade de um relâmpago e não podermos dar-nos ao luxo de desleixo. Mas é nos próximos tempos que as coisas começarão a tomar forma. Cruzem os dedos.

Anda na moda entre os blogs americanos de autores e fãs de fantástico elaborar listas dos livros de leitura obrigatória dentro do género. Algumas mais extensas, outras mais limitadas, dependendo dos critérios que cada um usa. Não é fácil fazer essas listas, e nem eu sou a favor dessas escolhas de must read. São listas que se orientam por gosto pessoal e pelo conhecimento e experiência de leitura de cada indivíduo, e nem todas as pessoas são competentes para o fazer, sem correrem o risco de excluírem obras fundamentais do género.

Listas de obras que mais marcaram uma pessoa já é algo diferente. E talvez faça uma, avisando já à partida que eu não li nem metade das coisas que deveria ter lido em fantasia e ficção científica, embora não há nada mais que deseje do que me fechar em casa durante semanas e terminar a pilha de livros por ler que já ocupa uma parte substancial da prateleira. Mas eu gosto de fazer as coisas de forma difícil, e se fizer esta lista de livros gostaria de acompanhar cada escolha com um texto meu. NÃO É uma lista de obras representativas do género, embora algumas o sejam, mas uma lista exclusivamente orientada pelo gosto pessoal. Provavelmente, daqui a 1 ano a lista muda completamente, consoante os livros que for lendo.

E já que tenho um blog para manter o registo das coisas que escrevo, também optei por incluir uma lista dos livros que já li desde o início de 2006 até ao presente momento. Anotei isto pela primeira vez na minha vida.

The Drawing of the Dark de Tim Powers
Os Factos da Vida de Graham Joyce
The Stars my Destination de Alfred Bester
Harry Potter and the Half-Blood Prince de JK Rowling
A Torre de Vidro de Robert Silverberg
A History of Violence de John Wagner [BD]
Arrowsmith: A Guerra da Magia de Carlos Pacheco e Kurt Busiek [BD]
Uncle Vanya de Tchékov [teatro]
V for Vendetta de Alan Moore e David Lloyd [BD]
The Prestige de Christopher Priest
Terra de Neve de Yasunari Kawabata
O Código Da Vinci de Dan Brown
Y – The Last Man de Brian Vaughan e Pia Guerra [BD]
Flowers for Algernon de Daniel Keyes [noveleta]
Sandman de Neil Gaiman 1ºs dois números [BD]

E ainda encontro-me a terminar Um Estranho Numa Terra Estranha de Robert Heinlein.

Por um lado parece muito, mas há bastante BD incluída. Não faço ideia se o ritmo de leitura diminuiu ou aumentou em relação ao ano passado. COmpromissos académicos ou profissionais jamais abrandaram o meu ritmo de leitura. Sou uma pessoa que é incapaz de passar 1 semana sem ler um livro por prazer e sou bem capaz de sacrificar tempo de estudo a favor de tempo de leitura. É errado, mas é um hábito que faz parte de mim e não é agora que iria mudar.

De qualquer forma, penso que no ano passado li menos, mas obras mais extensas. Fiquei com a clara ideia de que li muita história alternativa no ano passado. E agora olho para a lista e acho pouco…

Leave a Reply

