Uma breve apresentação

March 8, 2006 at 11:10 pm (Strange Land)

C&H

Desde há meses que acho apelativa a ideia de ter um espaço virtual só meu. Já não sou propriamente uma principiante por estas andanças, sendo editora de dois sites com fins culturais – Épica e Filhos de Athena. Mas muitas vezes dei por mim com uma vontade avassaladora de exprimir conhecimentos que vou adquirindo e que não se encaixam dentro da lógica da Associação Portuguesa do Fantástico nas Artes ou dos Filhos de Athena. E uma vez que estou envolvida em vários projectos relevantes, este blog poderá também servir como uma oportunidade de os divulgar numa nota mais pessoal e menos informativa.

Incrivelmente tenho que começar pelo mais básico dos básicos, muitos se interrogam sobre se Safaa Dib é uma pessoa do sexo feminino ou masculino. Para que conste, sou uma jovem de 23 anos. O nome estranho deve-se a ascendência estrangeira, sendo filha de um casal de imigrantes.

(Em português, o nome pronuncia-se Sáfa).

Estou neste momento envolvida em vários projectos interessantes.

No Verão de 2003, conheci o Bruno Jacinto com quem embarquei em dois desafios cibernéticos. O primeiro deles foi a fundação do Sci-Freaks, um fórum dedicado a Ficção Científica que já tem 2 anos e meio de existência , e ainda continua a ser regularmente visitado por um grupo de leitores (e espectadores) de FC. Tanto eu como o Bruno envolvemo-nos pouco depois na criação dos Filhos de Athena, um projecto que é neste momento constituído por fanzine, site e fórum e é dedicado a literatura e cultura geral. Para além de poderem encontrar muitos textos meus sobre Literatura no fanzine e site, especialmente críticas, irão encontrar uma comunidade de forenses que já temos tido a sorte e o privilégio de moderar há mais de dois anos.

Passando para a realidade, em finais de 2003 conheci o Rogério Ribeiro, editor do fanzine Dragão Quântico, que me convidou a co-organizar com ele aquele que viria a ser o 1º Encontro Literário de Fantasia e Ficção Científica, realizado em Maio de 2004, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Uma ambição desmedida e desumana levou-nos à aventura louca da II edição desses encontros cujo formato foi radicalmente alterado, passando a ser o Fórum Fantástico. Mas antes disso, deparámo-nos com a necessidade de fundar uma nova associação dedicada ao fantástico, e surgiu oficialmente em 2005 a Épica – Associação Portuguesa do Fantástico nas Artes, na qual exerco o cargo de vice-presidente. O nosso trabalho frutificou e tivemos a honra de conseguir restaurar de novo a prática de convenções dedicadas ao fantástico, primeiramente organizadas pela Associação Simetria, na década de 90.

O Fórum Fantástico 2005 conseguiu bastante atenção mediática graças a um excelente painel de convidados internacionais, dos quais se destacam Nick Sagan, Paul McAuley, Zoran Zivkovic, Edward James, Mark Brake e Rhys Hughes. A nível nacional, o destaque foi para David Soares e Inês Botelho. E neste momento, encontro-me a organizar o Fórum Fantástico 2006, dos quais ainda não posso revelar pormenores, embora prometa grandes surpresas.

Tenho também vindo a empreender a actividade de tradutora, embora apenas em part-time. Traduzi o romance A Águia do Império de Simon Scarrow para a editora Saída de Emergência e, neste momento, tenho vindo a colaborar na revista Bang! com traduções e resenhas.

Há mais para contar mas tudo a seu devido tempo. E face a toda a esta amalgáma de actividades (tenho graves tendências de workaholic), ainda sobra tempo para a leitura e cinema, duas actividades que não prescindo. Podem esperar muitas resenhas, comentários, relatos mirabolantes sobre as actividades que exerço e, quem sabe, novidades em 1ª mão.
Stay tuned.

1 Comment

  1. Bruno Jacinto said,

    Bem já te vi a fazer tantas coisas que só espero ver por aqui as coisas que fores escrevendo.

    Boa sorte, e vai em frente.

    Um beijinho

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: