Os eventos do ano no fantástico português

September 7, 2010 at 8:55 am (Strange Land)

Há seis anos, no ano 2004, eu era estudante do meu 3º ano do curso de LLM da Faculdade de Letras de Lisboa. Não fui para o curso de Letras para fugir de ciências ou matemática, pelo contrário, desbravei o secundário no agrupamento de ciências mas decidi alterar o rumo que a minha vida tomava para ingressar na Faculdade de Letras porque gostava verdadeiramente de ler e de  livros.

Na Faculdade, várias coisas aconteceram. Conheci pessoas (fora do meu curso) que partilhavam o meu entusiasmo, particularmente por literatura fantástica, e descobrimos que havia muitos como nós. Até que em 2003 fui abordada pela pessoa que se tornou decisiva na minha vida de muitas formas. o Rogério Ribeiro convidou-me para organizar com ele o 1º Encontro de Fantasia e FC na FLUL, numa época onde o fantástico não tinha metade da força que tem actualmente. E a a partir daí começou uma jornada muito interessante.

Na altura em que organizei o 1º Encontro de FC&F não tive muito apoio da Faculdade. Na verdade, acho que todos consideravam tudo aquilo demasiado estranho e irrelevante, com excepções de alguns professores. Mas o destino prega muitas partidas. Hoje trabalho na melhor editora de Portugal de literatura fantástica, faço e divulgo os livros que adoro, e são-me oferecidas oportunidades únicas. Seis anos depois, volto à casa materna, qual filho pródigo.

Em Março deste ano, o Centro de Estudos Anglísticos da Faculdade de Letras convidou-me para fazer parte da Comissão Organizativa de um Colóquio dedicado a fantasia e ficção científica, com o título de “Mensageiros das Estrelas”. Fazem parte da organização antigos professores meus e ex-colegas, do Centro de Estudos Anglísticos, assim como o Luís Filipe Silva, e não pude deixar de aceitar o convite.

Acontece que as datas escolhidas quase coincidiam com outro evento que, como toda a gente sabe, organizo há 6 anos com o Rogério, o Fórum Fantástico. E assim vi-me na difícil posição de participar na organização de dois eventos com datas demasiado próximas. Se esta posição traz desvantagens, traz também outras vantagens: posso evitar que debates semelhantes ocorram, repetição de temáticas ou actividades, consigo manobrar por entre ambos e colocá-los lado a lado de forma a se complementarem e não a tornarem-se antagonistas.

Os meus esforços têm ido nesse sentido. O ideal seria que se realizassem com uma maior distância temporal e tivesse sido eu contactada com maior antecedência teria feito tudo para que isso acontecesse. Sendo assim, resta-me tentar diversificar os eventos o mais possível, de forma que os fãs possam deslocar-se ao Colóquio e ao Fórum e sentirem que ambos são paragens imperdíveis e obrigatórias. Não tenho dúvidas de que  Mensageiros das Estrelas e o Fórum Fantástico são os dois eventos do ano no fantástico português. Um terá uma natureza de um cariz mais académico com muitos professores universitários reputados envolvidos, mas não deixará de focar as várias facetas do género: literatura, BD e cinema.

O evento da FLUL irá realizar-se na faculdade durante a semana, considerando as imensas difilcudades logísticas do local em realizar o evento ao fim-de-semana. Ainda não houve divulgação oficial do evento porque ainda esperamos confirmação de um convidado de peso e estamos a ultimar os convites e dar os últimos toques à programação. A organização está a cargo de pessoas que pertencem ao meio universitário, sendo compreensível que no início do ano lectivo se aposte mais fortemente na divulgação.

A organização do Centro de Estudos Anglísticos desejava convidar alguém reputado do meio académico, por isso, sugeri Farah Mendelsohn que aceitou amavelmente o convite e estará presente na Faculdade de Letras de Lisboa no Colóquio. As pessoas que mais têm contribuído a nível nacional de forma credível e estimulante para a divulgação e evolução do género fantástico em Portugal foram convidadas (e ainda estão a ser) e a programação será em breve divulgada.

Uma semana depois poderão contar com o Fórum Fantástico que já dispensa apresentações. A qualidade dos participantes estará ao mesmo patamar, no entanto, com um maior número de convidados internacionais: contaremos com a presença de Peter Brett (Gailivro), Ricardo Pinto (Presença) e  Stephen Hunt (Saída de Emergência) para além dos autores nacionais David Soares, Afonso Cruz e João Pedro Duarte, entre outros.

Alguns convidados nacionais foram convidados para os dois eventos mas o programa tem temáticas diversificadas o suficiente para interessar o público e são eventos como este que precisam de apoio e divulgação para que possam crescer e continuar nos anos seguintes. Conto com a vossa participação, ou então, promoção. Não são dois eventos antagonistas, nem o poderiam ser estando eu envolvida na organização de ambos, mas são eventos que têm os mesmos objectivos e focarão várias áreas dentro do campo da literatura fantástica de uma forma que pretende dar credibilidade ao género. Afinal, não é isso que todos nós queremos? Mais reconhecimento e credibilidade para o género?

(ambos os cartazes são da autoria de Pedro Marques e ainda não se encontram na sua versão definitiva)


About these ads

9 Comments

  1. igdrasil said,

    Os cartazes estão excelentes:)

    Aguardo a divulgação dos restantes convidados de ambos os eventos para fazer algumas entrevistas.

    Mas gostava já de te deixar o convite para uma entrevista a ser publicada no Correio do Fantástico. Aceitas?

    Roberto Mendes

  2. Ana Mendes Lopes said,

    Pena tenho eu de estar longe!
    Ainda assim, considero-me uma privilegiada por poder trabalhar com este estilo literário.

    Desejo-lhe sucesso na organização dos eventos!

    Ana.

  3. Ricardo L. said,

    É uma pena existir um intervalo tão reduzido entre os eventos, mas é bom saber que se fará um esforço de modo a evitar repetição de conteúdo.

  4. Safaa Dib said,

    Roberto Mendes,

    Como te disse o meu colega da Faculdade de Letras quando lhe telefonaste para a FLUL para perguntar se poderias entrevistar os organizadores e participar no evento, ele respondeu-te que os organizadores deveriam ser todos contactados, pelo que responderei a perguntas apenas feitas no âmbito de uma entrevista geral à organização.

    Ana, está longe, mas também está perto de todos nós com as suas traduções preciosas! Obrigada :)

    Ricardo, sim, é uma pena (e não é fácil), mas vamos lá ver o que sai daqui…

  5. igdrasil said,

    Saafa,

    Fica apenas o reparo de que apenas telefonei para entrevistar os organizadores, nada mais.

    Faremos então assim:)

  6. igdrasil said,

    E e para que percebas porque telefonei: alguém da organização contactou a HM Editora perguntando pela Vollüspa, a HM contactou-me e desse modo fiquei a saber que iria existir um colóquio. Telefonei para organizar entrevistas e para saber se era possível divulgar o colóquio, e em que datas o deveria fazer:)

  7. Notícias Fantásticas « Rascunhos said,

    […] Notícias Fantásticas Setembro 9, 2010 — Cristina Alves Este ano, para além do Fórum Fantástico, iremos ter um outro evento relacionado com a Ficção Científica, a decorrer em Lisboa, Mensageiros das Estrelas. Sobre o evento pouco se sabe de momento, apenas que na organização participam pessoas conhecidas do meio como Safaa Dib ou Luís Filipe Silva, e que irá decorrer entre os dias 3 e 5 de Novembro na Faculdade de Letras de Lisboa, contando com a presença de Farah Mendelsohn. Safaa Dib escreveu um pouco sobre ambos os eventos, Mensageiros das Estrelas e Fórum Fantástico, no seu blog. […]

  8. Semanário 80 « Caneta, Papel e Lápis said,

    […] e Fantasia, acontecerão em Novembro, muito próximos um do outro, e em Lisboa. Mesmo depois de ler o post da Safaa Dib, e por mais que tenha vontade de assistir a ambos, vai-me ser quase impossível ir aos dois. […]

  9. yde22@hotmail.com said,

    Há alguma informação sobre este assunto em outras línguas?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: